quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Um pouco de Ópera


Iniciamos hoje falando um pouco sobre a história da Ópera.

É claro que para meia hora de bate-papo, conseguimos somente dar uma breve idéia de como surgiu este gênero musical tão apreciado.


Tudo começou com a influência dos artistas mambembes da Itália do séc. XVI, em especial com a Comédia dell'Arte (veja em http://pt.wikipedia.org/wiki/Commedia_dell ).


Um dos nomes significativos dos primórdios da Ópera, foi Claudio Monteverdi (http://pt.wikipedia.org/wiki/Claudio_Monteverdi), autor de "Orfeu".


No Brasil, temos algumas suposições sobre essa paixão pela ópera, principalmente a Ópera do século XIX.


Uma das hipóteses é que quando em 1808 D. João VI trouxe toda uma comitiva para o Brasil, muitos artistas também vieram para cá. E a nobreza aqui presente apreciava boa música - e a ópera veio nesse movimento. Companhias de ópera vieram para o Brasil, patrocinadas por uma burguesia que era emergente na época.


No livro '1808', Laurentino Gomes retrata as razões da vinda da família real para o Brasil, assim como o que esse movimento causou para uma sociedade que até então era somente colônia de Portugal.

Veja o link para saber mais sobre esse livro: http://veja.abril.com.br/livros_mais_vendidos/trechos/1808.shtml


Outra hipótese é que, quando os imigrantes italianos conseguiram se estabelecer no período da Imigração (final do século XIX e início do século XX), foi possível através dos imigrantes com mais posses trazer companhias de Ópera para o Brasil. Além disso, a tradição e o gosto pelo canto napolitano sempre estiveram presentes nas casas de famílias tradicionais italianas.


Para algumas referências adicionais sobre Ópera, consulte:





______________________________________________________

Nenhum comentário: