sexta-feira, 29 de abril de 2011

INFORMAÇÕES PARA O TEMA: ÁGUA

28/4/2011 
- Sem água, vamos morrer!
Mais de 60% da população mundial estão ameaçados pela falta d’água e 1,800 bilhão ainda não têm acesso ao saneamento básico.
Será que poderemos sobreviver a isso?

- A água participa de todos os processos do corpo, lubrifica as juntas e é a chave do sistema de arrefecimento que mantém a máquina humana na exata temperatura de funcionamento.
O corpo humano se compõe de aproximadamente 60% de água e uma pessoa bebe cerca de 20.000 galões de água em uma existência média.

- ARTIGO DE LUXO
A crise desencadeada pela escassez de água estava prevista para 2025, mas tudo indica que já estamos à beira de uma guerra hídrica.

- A escassez de água e a gestão dos recursos hídricos revelam um cenário de toda atenção na turbulenta relação entre o ser humano e a natureza.

- De acordo com o relatório divulgado pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), o número de pessoas que sofrem com a falta de água já chega a 1,200 bilhão em todo o mundo e outros 500 milhões de habitantes começam a sentir os efeitos do problema.

- a OMS ( Organização Mundial de Saúde) estima como necessária a média de 120 litros de água por dia para que possamos manter nossa hidratação e higiene e assim diminuir os riscos de doença associadas a esse fator.
Na África, a média de consumo de água por pessoa é de 10 a 15 litros por dia, enquanto que em Nova York, um cidadão chega a consumir 2 mil litros de água doce tratada e potável.

- Segundo dados do relatório da FAO, 69% da água consumida no mundo são destinados à agricultura, 21 % ao setor industrial e 10% ao abastecimento doméstico.

- O relatório divulgado pela ONU no início de 2008 diz que o acesso à água será a principal causa de conflitos armados nos próximos 25 anos, especialmente nas regiões mais carentes, como o continente africano.

- O Brasil é um dos países com maior reserva hídrica, representando  cerca de 12% da água doce  em todo o mundo. Porém, tais recursos não estão bem distribuídos no território, visto que a Região Norte possui 64% desse total, com apenas 7% da população brasileira, enquanto que as regiões mais habitadas, como a Sudeste ( 43% da população) e a Nordeste ( 29% da população), contam apenas com 6% e 3% da água disponível, respectivamente.
- Segundo o Instituto Akatu, uma torneira pingando pouco mais de uma gota por segundo, em média, pode desperdiçar 46 litros de água em um dia.


DICAS PARA PRATICAR O CONSUMO RACIONAL DA ÁGUA

- Mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba.
- Evite banhos muito demorados e desligue o chuveiro enquanto estiver se ensaboando.
- Se possível, instale em sua casa torneira que utilizam sensores automáticos ou utilizem o sistema de controle por temo, regulando-as de acordo com sua necessidade.
- Não faça do vaso sanitário uma lixeira, depositando pontas de cigarro e outras substâncias. Evite também despejar restos de alimentos e óleo de fritura na pia. Estes podem causar entupimentos e dificultar o tratamento de esgoto.
- verifique periodicamente se há algum vazamento nas torneiras. Faça regularmente a manutenção da(s) válvula(s) sanitária(s) de sua residência.
- utilize a carga máxima no lava-louças e na máquina de lavar. Evite lavar louça e roupas aos poucos.
- quando for lavar carros, calçadas e afins, dê preferência a baldes em vez das mangueiras.
- Nunca jogue lixo em córregos, lagos, rios e no mar.
- Adote e estimule práticas de reuso da água.
- Exija ações mais concretas da iniciativa priva e do poder público.
- Na hora de consumir, prefira as empresas que apresentam soluções ambientais mais conscientes e racionais.
- Manter uma torneira fechado enquanto se ensaboa a louça produz uma economia de 70 litros de água.

Nenhum comentário: